12/22/2010

Retornar (Homenagem a Alberto Caeiro)

Retorno porque nunca comecei nada. Retorno porque não terminarei nada. Se não vejo a terra na linha do horizonte, não quer dizer que ela acaba ali. Se o céu se encontra nesta tênue linha com a terra, não sei dizer se os dois morrem ali. Nunca vi. Retorno porque ninguém começou nada por mim. Ser solitário é depender unicamente de si e da realidade. Nunca vi o início nem o fim dela. A realidade está todo dia quando acordo, até quando me deito nela. Não conheço início, fim. Retorno porque existo. E existir é estar livre como o vento, que bate quando o outono chega. Como a água, que busco todos os dias para acalmar minha sede. Como o sol, que me aquece nos dias mais frios da minha vasta solidão. Não escrevo porque preciso. Mas todo poema que escrevo é um retorno a cada coisa que fiz durante a vida. Retorno a retornar, pois nunca deixei de retornar o meu retorno.

Nenhum comentário: