1/24/2008

Aproximação à parte 2 do Uivo (aproximação quer dizer: tentativa equívoca de tradução amadora)

que esfinge de cimento e alumínio abriu seus crânios e comeu seus cérebros e imaginação?
Moloch! Solidão! Imundície! Feiúra! Cinzeiros e dólares intocáveis! Crianças gritando sob as escadas! Garotos enrabando militares! Velhotes chorando nos parques!
Moloch! Moloch! Pesadelo de Moloch! Moloch o sem-amor! Moloch mental! Moloch o
pesado juiz dos homens!
Moloch a prisão incompreensível! Moloch a cruzóssea desalmada jaulamorada e o Congresso dos lamentos! Moloch cujas edificações são julgamentos! Moloch a vasta pedra da guerra! Moloch os governos atordoados!
Moloch cuja mente é pura maquinaria! Moloch cujo sangue é dinheiro circulando! Moloch cujos dedos são dez exércitos! Moloch cujo peito é um dínamo canibal! Moloch cujo ouvido é uma tumba fumegante!
Moloch cujos olhos são mil janelas cegas! Moloch cujos arranha-céus ficam nas ruas longas como infinitos Jeovás! Moloch cujas fábricas sonham e cacarejam na neblina! Moloch cujas chaminés e antenas coroam a cidade!
Moloch cujo amor é pedra e óleo a perder de vista! Moloch cuja alma é eletricidade e bancos! Moloch cuja pobreza é o espectro do gênio! Moloch cujo fado é uma nuvem assexuada de hidrogênio!! Moloch cujo nome é a Mente!
Moloch em quem eu me sento solitário! Moloch em quem eu sonho anjos! Louco em Moloch! Chupador de pica em Moloch! Desamor e sem buceta Moloch!
Moloch que entrou cedo em minha alma! Moloch em quem sou uma consciência sem corpo! Moloch que me espantou do meu êxtase natural! Moloch que eu abandono! Acordar em Moloch! Luz fluindo pra cima do céu!
Moloch! Moloch! Apartamentos robôs! subúrbios invisíveis! tesouros esqueléticos!
capitais cegos! indústrias demoníacas! nações espectrais! hospícios invencíveis! picas de granito! bombas monstruosas!
Eles arrebentam as costas carregando Moloch pros céus! Pavimentação, rádios, árvores, toneladas! carregando a cidade aos céus que existem e estão em todo lugar sobre nós!
Visões! presságios! alucinações! milagres! êxtases! soçobrando no rio Americano!
Sonhos! adorações! iluminações! religiões! toda a baboseira sentimental!
Penetrações! sobre o rio! arranques e crucifixões! indo pra inundação! Altos! Epifanias! Desesperos! Urros e suicídios de animais de dez anos! Mentes! Novos amores! Geração louca! caindo sob as pedras do Tempo!
Real gargalhada sagrada no rio! Eles viram tudo! os olhos selvagens! os berros sagrados! Eles acenaram adeus! Eles saltaram do telhado! à solidão! oscilando! carregando
flores! Pra dentro do rio! na rua!



6 comentários:

Eliana Pougy disse...

Eu simplesmente amo os beatniks. Pode ser datado, o que for, mas acho que sou datada, também. Descobri um mundo quando os li, os engoli, e me tornei isso que sou quando pulso energia vital. Beijo, Daniel!

Daniel F disse...

Oi Eliana,

eu também! (as duas coisas...rs) mas se for datado, deve ser em algum calendário meio secreto, num outro tempo que não esse liberal-cristão que ainda governa a gente.

Beijo,

Daniel.

Anderson Dantas disse...

alou pessoas, como já disse anteriormente comecei a escrever após ler os beats. inclusive até hoje me rotulam de ser beat. Eliana, porque vc não me comenta e interage comigo? pode dizer, se for brigar a gente briga, rsrs ... Daniel, e continuamos entre Uivos e Lady Vestal ... Um parque de diversões da cabeça, Ave Ferlinghetti!!!

Eliana Pougy disse...

Oi Anderson, querido! O ano de 2007 foi super, hiper, mega-cheio de trabalho na Educação, e o ano de 2008 promete: já estou cheia de trabalho... por isso, minha veia poética e crítica anda meio apagada... e isso me entristece muito. Adoro a escrita de todos vocês, eistolares, todos: sem exceção. Mas, vou me dedicar mais a vocês neste ano, prometo!!

Anderson Dantas disse...

Eliana! pois é, também ando assoberbado (é assim que se escreve?!)com trabalho e já em fevereiro retorno aos estudos. nas férias escolares consigo me dedicar mais a vocês e ao meu blog. visite-o, tem boas novidades lá. agora estou postando material dos expressionistas. beijo.

Anderson Dantas disse...

Eliana! pois é, também ando assoberbado (é assim que se escreve?!)com trabalho e já em fevereiro retorno aos estudos. nas férias escolares consigo me dedicar mais a vocês e ao meu blog. visite-o, tem boas novidades lá. agora estou postando material dos expressionistas. beijo.