4/01/2007

Muito Humano (Cenas de uma cidade qualquer)

O ônibus passa cagando asfalto quente direto nas suas narinas e você fica ali parado, braço estendido e mão espalmada hei!, melancólico como um sinal de trânsito amarelo amarelo amarelo às seis da manhã.
As matronas do Cambuí passam (são as mais perigosas, as de grandes óculos escuros e cabelo de ninho de Águia) e você escuta, elas dizem que alguém (outro) é muito humano. Questão de intensidade, apenas. Você sabe ser no máximo apenas humano, e isso te dá uma sensação reconfortante de autopiedade.
Mas não vai sair tão barato assim. É o desejo de descer ou o fato de uma delas ter posto os óculos na testa enquanto te observava de cima para baixo, mas você sabe estar um degrau abaixo, no limite do quase humano. Se não, como explicar esta coroa de papelão sobre sua cabeça? Como explicar este sangue em seus caninos? Este desejo incontrolável de mijar nos postes quando cai a madrugada? E aquele trauma, quando te deram carne vermelha com o fio elétrico dentro para você morder e conhecer os seus limites?
Mas isso ainda é pouco. As matronas têm extrapoderes quando contorcem os lábios em sinal de desaprovação. Você é muito pouco humano, quase nada. Em sua recém adquirida desumanidade você foi posto num prato da balança. No outro, peças de madeira onde se lê “Bem, Virtude e Justiça” foram tão rapidamente para baixo que você foi lançado ao céu, ficou zanzando como a estrela inútil observada com desgosto pelo poeta Mário Torres Vianna.
Então por que não descer um pouco mais, de uma vez por todas? Você caiu direto no asfalto e o calor tem seu apelo. De humano o que lhe resta é o poder de negação. Convertido em coisa inumana você solta vapor pela crosta cinza e entra diretinho nas narinas das Matronas.
Daí em diante você ajeita os grandes óculos escuros quando vê um cão sarnento no ponto de ônibus. É uma vontade louca de falar, que saudade dos tempos da carrocinha! O celular toca, o filhote gastou novamente a mesada num final de semana. Você e sua querida amiga olham com raiva para a sorveteria.

Nenhum comentário: