10/06/2008

Pobre lobo

Vou por em link, pra não ocupar muito espaço no blog. Não que seja longa, pelo contrário, é uma fábula curta, mas mesmo assim achei melhor.

O autor é Mikhail Saltykov-Schredrin. Cheguei a ele porque num dos raros textos lúcidos sobre o Graciliano Ramos, o Otto Maria Carpeaux disse que o Graciliano escrevia como um fabulista russo do século XIX.

Já pensei que a fábula poderia ter a ver com o estresse do senhor mercado. Mas é claro que vai muito além disso, é sobre a condição humana. Então também é sobre o estresse do senhor mercado.

Lê aí, Aldemar, leiam queridos sumidos epistolares: Pobre lobo.

(Traduzi do inglês, não do russo. Ou seja: é a tradução amadora da tradução da tradução. Ainda assim acho que vale a pena).

2 comentários:

Eliana Pougy disse...

Eu estou por aqui sempre. Só que ando sem arte. Sem nada. Vazia de tudo. e triste. E deprimida. Já já passa.

Aldemar Norek disse...

Daniel, não li ainda a fábula - mas a condição humana e o estresse do senhor do mercado como espelhos recíprocos já valem por ela, mesmo se não a fosse ler.

Eliana, tem umas coisas de filosofia oriental que me parecem muito interessantes(à parte os modismos que infectam qquer coisa que se mova, de filosofia oriental a dietas para emagrecer, passando por Nietzsche, Deleuze e Waldick Soriano). Segundo os caras, tudo é ciclo e movimento incessante (Heráclito deve ter andado por lá ou encontrou um chinês de porre que por estar de porre perdeu o rumo de casa e foi parar na Grécia). Desta forma, quando se está vazio, na verdade se está na melhor forma para tornar a "encher" de novo conteúdo. E quando se está em baixa, é um bom sinal, sinal de que a subida está prestes a reiniciar. Bem, deve ser por isso que chinês tem sempre aquela cara de quem está rindo de alguma coisa, mesmo qdo está tudo uma merda. Enfim....