4/11/2009

Aventura no Procon de Cuberlândia



1.
Um Daniel sem fé
Pra enfrentar os leões
Do telemarketing, amestrados
Por administradores leões
Sem rosto, sem resposta. Aqui
Ninguém manda, mas todos
Se fodem.


2.
São garras invisíveis, mas
Finas e pentrantes como agulhas
Navegando por fios - Leviatã elétrico:
Quem vai responder por isso? Qual
Das três potências,
Os mafiosos do grupo lcr,
Especializados em extorsão extra-
Judicial? A “nossa” caixa de Pandora
E sua ouvidoria esperta
Como Ninguém, de ouvidos tapados
Com cera digital? A mastercard
Mestre dos Cartões, para os íntimos, masturbocard
O leão que bate uma punheta
Quando te vê se cagando
Na câmera oculta, sorria?



3.
Enfim o fato é que entre idas
E vindas viemos parar em mais
Outro porão habitado por sibilas
Sinuosas, comedoras de macarrão instantâneo,
Eu e você, minha senhora,
Me esqueci de perguntar o seu nome.
A senhora, ao contrário dos outros
Fodidos como nós, não acha graça
No programa escolhido a dedo
Por mais algum destes leões ocultos:

Na TV dois encanadores
Carregam tubos enormes de pvc
E propositalmente dão pancadas
Nas pessoas da rua. Depois
Uma secretária recém-contratada
Descobre que o chefe é um estuprador
Fugido do hospício (o estuprador
Foge do hospício e se traveste
De chefe, é sempre a mesma
História).
Mas no final todos se divertem.


4.
Pois é, a senhora não leu
Montaigne sobre a diversão
Um ensaio sobre a tática
Militar do desvio
De atenção, mas, como me diz,
Aprendeu tudo na vida
Que vale mais que todos
Os livros. E ainda por cima
Me explica que história
É polêmica pela natureza
Da própria palavra que diz
Eu conto, você conta
Uma história (de passagem
Fez um comentário sobre
O lado bíblico do meu nome,
Só acho que tenho mais
A ver com o sonho
Do gigante de pés de barro
Do que com a coragem da fé).

Mas o que dizer, minha
Senhora, isso eu não te perguntei
Devia ter feito, se o Proconsule
A masturbocard, a nossa caixa de Pandora
E a máfia lcr são o que sobrou da vida?
Que história pode
Ser contada por um homem
Sem fé?

Um comentário:

Aldemar Norek disse...

Achei genial isso aqui, mas com a vocação pra minipeça de teatro, ou conto.