5/19/2007

Aconteceu no elevador

Claramente, os moradores mais antigos estavam incomodados com a presença de alguém que suspeitavam ser um vagabundo. A líder da pequena comunidade não acreditou na sorte de ficar sozinha com o estranho naquele lugar sem escapatória. Atirou logo de cara a pergunta. “Você é católico?”, “Não”. “Ao menos então você é evangélico?” “Não”. “Mas você acredita em Deus, não é?”, “Não”. “Por quê?, “Perdi a minha fé”. “Mas cínico você não é, mesmo vendo a maldade do mundo você ainda pratica o Bem, estou certa?”, “Maldade?”. “Então me diz aí, seu vagabundo imprestável, QUEM É OITO-OLHOS?”.

Sim senhora, vagabundo no sentido lato. Mas Oito-Olhos não, ao contrário da minha pessoa, ele tem existência histórica comprovada, além de ter o dom de se multiplicar em milhares de presenças que uns acreditariam se tratar do “anônimo das ruas”. Sua primeira aparição foi na Sibéria. Tenho aqui a prova, encontrada numa daquelas velhas edições da Recordação da Casa dos Mortos, onde descobri esse manuscrito, aparentemente uma carta que nunca foi enviada ao destinatário. O papel embolorado me levou a pensar que aquilo um dia poderia se tornar um documento histórico. Leia com seus próprios olhos, dona:


“Caro Oito-Olhos,

Você me vê. Eu não te enxergo. Mas não nego que entrevejo sua silhueta entre arbustos e bustos de heróis fundadores. Você maneja um chicote de longo alcance. Sei porque sinto as lapadas da sua sangria desatada.
Vou ali, ali você está, pra cá me viro, giro como água no ralo da pia, sempre no mesmo sentido: você olhando, checando, decidindo, ferindo, conferindo, direcionando, caluniando, cagando e andando no meu encalço.
Você gosta, finge saber das coisas, estar por dentro delas, sempre do lado de fora, bisbilhotando de longe, impassível e intragável. No seu computador você guarda todos os e-mails trocados por todos os internautas em todos os tempos.
Você ainda acha pouco. Nada basta, nem o bastante de lhe bastar. Você é insaciável: não basta ver, tem que pegar, não basta pegar, tem que comer, não basta comer, tem que vomitar, não basta vomitar, tem que ver, não basta ver.
Você e sua mania de grandeza, você e suas conversas sobre perdão e humildade, você e seu silêncio, você e seu sarcasmo, você e sua coleção de moedas. O bigbang começou numa gaveta do seu armário, o cântico dos cânticos foi escrito pra você recitar com sua voz de tenor, dó do peito. Você já sabe de cor os provérbios. Não resta dúvida: você venceu.
Mas você pensa que eu não sei o seu nome. Ledo engano. Não apenas sei o seu nome, como sei todos os codinomes. Por ordem, eles são:
Peido que entra no cú.
Cara de anjo pinto de marmanjo.
Brilhantina de pentelho.
Careca descabelada.
Todo mundo quer ter.
Cosmoagonia.

E ainda por cima fica com essa cara de me engana que eu gosto.”

Um comentário:

Aldemar Norek disse...

Gostei bastante mais da cena aí de baixo. Mas talvez pela falta de visão do que deve ser um conjunto (OitoOlhos)fico meio boiando e com a sensação de ter perdido o bonde em algum momento.
abração
aldemar norek