6/05/2007

Elegia ao meu Pequeno Amigo Verde

Vamos, meu pequeno amigo verde
Vamos repetir a palavra mairowi
Mairowi mairowi
Por mais de uma hora
No quarto escuro
Pra ver se o rádio responde (o telefone
Está no gancho, lá na sala).

Não tenha medo, meu pequeno amigo verde,
Eles dirão que somos louco
Que ando alucinado e você não existe
E eles só temem o que existe
Os fetichistas do real
Não te farão mal, meu pequeno amigo verde.

Podemos enrolar os sabichões no papo
De que todos que se dizem loucos
São normais
E de que todos os loucos
Dizem ser normais.

Não tenha medo da rua,
Eu te levo escondido na bolsa
Entre a Organização Nacional
E o Louco do Cati
Só pra você me dizer suas frases
Niilistas, ácidas
Como a mais maledicente das patricinhas
Meu pequeno amigo verde.

Por acaso
Estão rindo da gente?
E não era isso o que você queria
Meu pequeno amigo verde?
Melhor ser risível, xará:

Não te curti no dia
Em que você correu como um bispo
Atrás da glória
Dizendo: não quer nada um padre que pisa
Em São Paulo.
Você mais parecia
Um glorila gloricida com glorilococus no rabo
Meu pequeno amigo verde.
Não te curti quando se meteu
A conselheiro literário e
Sentimental
Dizendo: eu sei que não eu sei
Que não vai dar
Certo, vai por mim
Eu já passei por isso.

(Ir por você? Menos,
Meu pequeno amigo verde
Você sempre erra, se perde
No meio do caminho, fica chutando
Pedras como se fossem perdas.
E você já passou por isso?
Você que nem passa a própria
Roupa? Olha essa blusa
Amarrotada, meu pequeno
Amigo verde).

Mas não, nunca, absolutamente
Caia na real.
Deixa eu te ensinar a palavra mairowi.
Vamos gritar à janela
Mairowi, mairowi, mairowi
Pra ver se o hotel neoclássico daslu
Explode
Ou se nos mandam uma ambulância
Meu pequeno amigo verde.
Vamos viajar na maionese
Até que mesmo os alternativos
Se afastem, com medo do
Seu cérebro, meu pequeno amigo verde,
Que estoura que nem balde de pipoca
No cinema Severiano Ribeiro.

Deve ser isso, o cinema
Perverteu o seu bom senso, ó amiguinho
Niilista
Anárquico
Poliglota
Troglodita

(e verde).

Nenhum comentário: