11/13/2007

Novo Pequeno Dicionário das Aproximações

Inocência (s.f.)
A única coisa no mundo diante da qual vale a pena curvar-se. Todas as demais coisas, cuspa nelas. São iguais a você, ou quase (“apedreja esta mão vil que te afaga/escarra nesta boca que te beija”), no sentido de que ainda não deterioraram ao mesmo ponto que você. Ao deparar-se com a inocência jogue-se imediatamente ao chão da forma mais abrupta possível: a idéia é machucar-se na queda, mas sem assustá-la - e lamba o chão na parte mais suja que houver para lembrar-se de sua baixeza e inferioridade diante do que está à sua frente. Se puder não levante nunca mais, isso é o bastante para o que resta de sua vida.
Existem dois tipos de inocência: aquela que assim é por não ter entrado em contato com a sordidez do mundo e a que sobrevive e até se aprofunda mais ainda em contato com a mesma sordidez. A primeira é preciso preservar o máximo de tempo possível, a fim de que não se contamine logo e consiga comunicar suas qualidades a quem puder perceber. A segunda é a mais importante, pois conseguiu ser assim em contato com o mundo, o que em tese é impossível. Caso não encontre nem uma nem outra, prossiga em seu caminho de ignomínia e esquecimento.
Atente apenas para o fato de encontrar e não perceber, ela por vezes veste o manto do mundo nos seus estratos mais inferiores. Seria cruel. Com você.

3 comentários:

Leandro Jardim disse...

Um texto duro, mas belíssimamente escrito. Adorei a idéia!

abs
Jardim

Daniel F disse...

Aldemar, eu também gostei muito deste aqui, é muito bom mesmo. E Leandro, obrigado pelo comentário,


Abraços,

Daniel.

Aldemar Norek disse...

Leandro, bom ver você visitando esta nossa espelunca. Você deve ser umdos nossos inúmeros três ou menos visitantes além de nós mesmos.
Quanto ao verbete, bacana vcs terem gostado. Engraçado que isso funciona meio como oráculo (um oráculo que não quer dizer nada, tvz), mas a aproximação de cada um com cada verbete é bem diversa.
Então, sigamos em frente.

ps. vc faltou pq? A oficina foi excelente.