11/09/2006

Do amor

Tratado do qual só restou alguns fragmentos. Se certos especialistas afirmam que é impossível precisar autoria, origem ou data, outros dizem que o autor teria vivido na Grécia arcaica, uma vez que a maioria dos fragmentos datam do século V aC quando teria sido fixado pela escrita.

Dividido em várias partes independentes: Do vão sacrifício. Da alegria desconhecida. A melodia e as baladas. Das vísceras e dos humores. Da crueldade. Dos batimentos cardíacos. Da variação e do salto. Da folha a vogar na ventania. Da admiração. Do amor das crianças por sua mãe. Do rumor do mar e das cigarras. Do paladar e do tato. Do medo como necessidade. Fogo, ar, água. Do tempo e do espaço como elementos solúveis. Alexia e paixão. Do silêncio. Do roçar das algas no coração. Da multiplicidade. Da flauta ao longe quando o rio sobe. Do amor impróprio.

Outros fragmentos se tornaram conhecidos posteriormente, o mais célebre é sem dúvida Do amor como transcendência, entretanto, desde o século XX tem sido considerado por alguns como apócrifo. Muitos fragmentos continuaram a surgir ao longo dos anos, e mesmo até hoje, sem que nunca pudesse ser comprovada a autenticidade dos mesmos.

Um comentário:

Aldemar Norek disse...

O amor é uma ficcção ou um ideal platônico?